8 de abril de 2010

Empadão de Frango (Aquele que derrete na boca)

Olá!

Sempre amei empadões, daqueles bem recheados e que derretem na boca, e que não fossem muito gordurosos, porque uma vez testei uma receita e literalmente o óleo escorria, horrível.
Um certo dia, experimentei um empadão delicioso que uma amiga e irmã em Cristo fez, a Alê Barcellos, amei na mesma hora, muito gostoso e do jeitinho que eu gosto!
Ela prontamente me deu a receita, e testei ontem, fiz para o nosso almoço. Ficou maravilhoso.

Vamos a receita:

Massa:
  • 150 gr manteiga ou margarina (com lipídios 65 a 80% - eu uso Qually);
  • 1/2 pacote de gordura hidrogenada;
  • 6 gemas;
  • 1 k farinha trigo (+ ou -).
  • Um pouco de sal
Recheio:
  • 1 frango inteiro cozido, sem pele e desfiado (eu usei peito de frango);
  • 1 cebola;
  • 3 tomates sem pele e semente;
  • 3 dentes de alh
  • 150 gr azeitona;
  • 1 lata milho;
  • 1 lata ervilha;
  • 1 vidrinho champignon; (não usei)
  • 1 lata de creme de leite s/ soro;
  • catupiry.
Modo de fazer:
Massa:
Mistura todos os ingredientes sovando por 10 minutos.
O ponto certo é quando desprender das mãos.
Deixar descansar por 10 minutos, aproximadamente.

Recheio:
Cozinhar o frango e desfiar. Refogar com a cebola e  o alho.
Ir acrescentando o restante dos ingredientes aos poucos (o tomate, o milho, a azeitona, a ervilha e o champignon).
Por último o creme de leite. Não deixar ferver.
Fica meio sequinho mesmo.

Montagem:
Forrar o fundo de um refratário grande com metade da massa. Não precisa untar (eu uso um refratário de vidro).
Colocar o recheio já frio (não pode ser quente). Acrescentar o catupiry.
Cobrir com o restante da massa. Você tem que ir cobrindo aos poucos porque a massa se parte facilmente.
Pincelar com gema de ovo.
Levar ao forno pre-aquecido por aprox. 20 minutos ou até dourar.

Minhas observações:
Eu fiz somente meia receita, deu para um refratário pequeno, da próxima vez farei uma receita interira, para a camada de massa ficar mais grossa. 
Ao invés do catupiry, usei requeijão, aconselho usar o catupiry, pois aguenta temperaturas mais altas.
Sirva ele um pouco frio, fica mais gostoso e mais firme.

Espero que gostem! Bjs!



16 comentários:

Fla disse...

Que delícia de empadão.
Também adoro!
Bjs

»¤Þ䵣䤫 disse...

Essa massa é maravilhosa, adoro empadão! Que delicia, ficou linda a foto! Bjokas

Sandra Peres disse...

nem to com vontade, já vou fazer uma torta de frango pra mim...

Depois passa lá conferir a receita!

Rose disse...

noooossa isso me lembra festinhas na adolescencia, a mãe de uma amiga fazia um parecido bom d+ parabéns pela receita...
Bjinhus!!!

Figos & Funghis disse...

Hum....derreteu mesmo, o meu estômago de tanta vontade de experimentar! Que cremosidade é esta do recheio??? Minha nossa!
Bjinhos

Miriam Bralli disse...

Aqui em casa gostamos e este pelo jeito será aprovado!!!!!
1000 Beijokinhas

Iliane disse...

amei essa sua massa e tambem o recheio..deve ter ficado delicioso..amo massas assim..que derretem na boca..bjus...li

Déa Café disse...

aahhhh meu Deus... eu amo empadão!! rsrs e sempre tive o mesmo problema, essa do óleo escorrer! uix!!! na casa da minha mãe, uma época testamos umas 5 receitas, e qdo o óleo não escorria pelas mãos, a massa ficava seca. um nojo. agora tenho algumas receitas pra testar, mas com o xarope que levei daquela vez, nunca mais fiz!
beleza de receita! ;)
obrigada pelo recadinho no blog, fabi, e foi um prazer divulgar ;)
beijocas!

Unknown disse...

Ficou muito bonito, mas aqui em casa eu não uso a gordura hidrogenada então será que posso usar azeite? Provavelmente não será a mesma coisa, mas...

Bjs

Marta disse...

Jesus... que coisa boa!!! Eu tb AMO empadão e quiches!! Só fico triste com a quantidade de manteiga usada, né? Sempre é assim..rsss
Beijocasss

Feito a Mão disse...

Fabi, esse prato tá dando água na boca! Vou fazer pro meu aniversário, que vou comemorar somente quando voltar de viagem. Menina, tá um escândalo essa foto, parece foto de revista culinária!

Talita disse...

Que título! Babei! Empadão que derrete na boca?! EU QUERO!!!

Kell disse...

estou com água na boca...

Unknown disse...

Hummm...que espetáculo de massa!!! Eu sou uma empadãocopata, se é que existe isso,rs, amo empadão,mas, tem umas massas que ficam duras e essa é espetacular, eu fiz é prático e muito gostoso.Podem testar vcs irão amar.Obrigada pela dica, meu marido comeu muuuuuuito.

Unknown disse...

essa receita que eu queria,vou fazer pra cantina da minha igreja,delícia !

Anônimo disse...

A massa derrete mesmo na boca e é bem leve! Eu fiz o recheio tipo um strogonoff e coloquei apenas 500g de farinha de trigo na massa, pois já estava no ponto de desprender das mãos. É o melhor empadão que já comi!! <3 Obrigada por compartilhar a receita. :*

Blog Widget by LinkWithin