30 de julho de 2010

Passo a Passo Pirulitos de Chocolate.

Olá  pessoal!
Sei que mereço um ralha de todas, só peço desculpas pelo abandono ao blog e agradecer os e-mails que venho recebendo nesse tempo afastada. Infelizmente o tempo anda um pouco escasso, vou tentar pelo menos postar as receitas e fotos que já tenho.

Hoje vou falar sobre uma febre nas festas, principalmente nas infantis, pirulitos de chocolate. Não são aqueles pirulitos feitos de chocolate puro, maciços, e sim, aqueles de bolacha Maria, que dá um toque maravilhoso ao pirulito. Mesmo quem não gosta da bolacha não vai se arrepender ao experimentar. Fica delicioso. Esse PAP já estava pronto há meses, mas uma coisa ou outra me impedia de postar. Vamos lá?



Primeiramente os ingredientes:
Para 30 pirulitos (mais ou menos)

01 pacote de bolacha maria de sua preferência
01 lata de leite condensado
02 colheres de chocolate em pó
01 kg de chocolate para banhar ( eu uso Harald TOP)
Palitos de sorvete
Saquinhos de celofane e fitas decorativas.

Primeiramente, separe as bolachas maria, de 02 em duas.

Com o meite condensado e o chocolate em pó, faça um brigadeiro em fogo baixo. Não precisa ficar em ponto de brigadeiro, um pouco mais mole é o ideal.

Após esfriar o brigadeiro, recheie cada bolacha, coloque o palito no meio e coloque a outra bolacha, apertando para nivelar os lados.

Dica: Nessa parte é importante preencher do lado da bolacha, para que não fique nenhum buraquinhos sem o recheio.

Depois de todas as bolachas recehadas, arrume elas num tabuleiro e vamos derreter o chocolate.

Trabalhar com chocolate não é nada fácil, ja me aborreci bastante, e agora entendo pouca coisa, mas sinceramente tem que ter muito amor viu, porque ele tem umas "frescurinhas" que se não evitadas, acabam com sua felicidade.

Dê preferência em derreter o chocolate no micro-ondas, pois a porcenagem de erro é bem menor.

Derretendo o chocolate no micro-ondas: Pique o chocolate, coloque num refratário de vidro. Coloque a potência do seu micro-ondas no médio (50%), e ajuste para um minuto. Logo após esse tempo, mexa o chocolate e coloque mais um minuto. Geralmente o chocolate não derrete todo de vez, se ainda estiver com pedaços grande e maciços, ponha mais 40 segundos, se estiver mole, mas com alguns pdacinhos, mexa ligeiramente que ele logo estará homogêneo.

Derretendo o chocolate no banho-maria: Esse processo de derretimento é um pouco mais demorado e temos que tomar mais precauções. O refratário que será utilizado para o chocolate, deverá ser alto a largo o suficiente para que o "vapor" da água do banho-maria não chegue nem perto do chocolate, senão o mesmo não derreterá perfeitamente, ficando com a aparência de uma massa. Coloque o chocolate picado no refratário, e coloque o refratário na penela com água. Acenda o fogo baixo. Assim que a água começar a ferver de leve, apague o fogo e mexa o chocolate. Quando estiver quase derretido, tire imediamente o refratário com o chocolate de cima da panela com água, para que o chocolate não "queime" e endureça.

Pronto, após o derretimento, começaremos a banhar os pirulitos já recheados.


01- Já recheados / 02- Sendo banhados / 03/04-Recebendo decoração.

Antes, arrume uma forma de bolo, ou pratos grandes, e coloque papel manteiga em cima, para a secagem do chocolate.

Banhe os pirulitos com o auxílio de uma colher, dê leves batidinhas na borda do refratário e coloque para secar em cima do papel vegetal. Se for decorar com confeitos coloridos, essa é a hora. Se for fazer uma decoração com glacê (para nomes), pode fazer quando o chocolate endurecer.

Pronto, coloque na geladeira pos uns 03 minutos para secar mais rápido, deixe esfriar um pouco e já pode embarlar com saquinhos decorados e fitinhas. Fica lindo!

Os pirulitos de chocolate tanto podem servir para decorar uma mesa de guloseimas, como também para dar de lembrança num chá de bêbe ou no nascimento. Fica bem legal.

Espero que tenham gostado!

Segunda-feira, quem quer aprender a fazer crumble? Passa por aqui! Bjs!




17 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ficam lindos, em festa de aniversário, isso faz o maior sucesso hein! Super legal! Bjos e um ótimo final de semana!

Babette disse...

Mas que lindos e originais!
babette

Luana Cataldo disse...

Oi Fabiana, que bom que esteja de volta!
Obrigada pelos seus comentários no meu blog, são sempre muito carinhosos!
Um beijão!

Simone Scharamm disse...

Adorei o PAP! Vou fazer para o niver da filhota!
Beijos!

Fla disse...

Acho mega lindo estes pirulitos. Ficam muito fofos!
Bjs

Tati disse...

Parabéns! Seu blog é show!__Amei tudo que vi e li!!__DEus te abenmçoe!__Bjs!__PS. Vem me fazer uma visita e comente o que achou do meu Blog:__http://receitasdatatialves.blogspot.com/

Taís Marçal Diniz disse...

Adorei tudo, seu blog é lindo!
Já estou seguindo!
Beijoshttp://myblogsaborear.blogspot.com/!

Leticia disse...

Sabe que adoro pirulitos de chocolate! No ballet tinha uma lanchonete que vendia (só eu e as crianças do baby compram...kkkk!). Quando mais nova fiz curso de confecção de chocolates (eu era uma criança arteira, cheia de energia e louca de pau! rsss), mas minha mãe não me deixava pintar e bordar na cozinha não. Eu aprendi a fazer os pirulitos lá!
Beijos!
lelê
PS> para quando ficou a festa da filhota?

Doce Sucre disse...

Menina, parabéns pelo blog!!

Ja que vi que você gosta de postar receitinhas por aqui, que tal participar da nossa promo??? *-*

Um dos meus blogs ta fazendo uma promo bem legal, passa la e participa, vai o link: http://docesucre.blogspot.com/2010/10/livro-de-receitas.html

Beijo grande menina e parabéns mais uma vez pelo trabalho!!!

Unknown disse...

Olá, vou fazer esses pirulitos para o chá de bebê do meu filhinho, mas eu tenho uma dúvida: 1kg de chocolate Harald faz quantos pírulitos?

Aguardo retorno..
Até mais!

Fabiana disse...

Olá Alexandrina,

Com 1 kg de chocolate harald, você faz cerca de 30 pirulitos de chocolate.

Boa sorte.

Bjs

Nelci Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelci Santos disse...

Olá amei os pirulitos copiei a idéia no Níver da filha e foi o maior sucesso! Visite o meu blog a sua opianao de mestr
a será Valiosa meu bolg wwwchocotudo.blogspot.com beijos. nelci.

Suzana Miranda disse...

Oi queria saber em que seite vc comprou os cortadores do mickey é pq tenho uma amiga que vai aos estados unidos e queria que ela trouxese para mim responda sff e obrigado
s.miranda@iol.pt
suzana

deus.fiel.catia@hotmail.com disse...

adorei essa receita e vou fazer no aniversario da minha filha de 1 aninho que tera o tema da sininho a festa sera em fevereio se voce tiver mais algumas novidades pode me enviar.que deus te ajude e abençoe na sua caminha e voce cosiga todos os seus objetivos.

Cristiane disse...

Oi, Fabiana! Qual é a validade aproximada deste pirulito de chocolate? Qual a melhor forma de armazená-lo? Quero fazê-lo para dar de lembrança no nascimento de meu filho - que pode chegar em 1 semana ou em 4 semanas! hehe
Muito obrigada! Cristiane

Fabiana disse...

Olá Cristiane! O ideal para manter a crocância da bolacha é de até 05 dias. Só embale no papel celofane após ele estar frio e sem estar suando (pois ele sai da geladeira). Um bj

Blog Widget by LinkWithin