5 de agosto de 2010

Crumble

Olá pessoal!
Prometi a receita desse delicioso doce para segunda-feira, mas a foto estava perdida, rs.
Com tantos backups, cópias e etc, minhas fotos estão uma bagunça. Mas vamos lá!

Eu não conhecia esse doce, e até fiz cara feia na primeira vez que vi, mas quando resolvi experimentar, me apaixonei perdidamente, rs.

É uma junção doce, com uma camada crocante, mais o azedinho da fruta, nossa, muito bom.

Quem é fera nesse assunto é minha cunhada, em cerca de meia hora está pronto, e como é um doce para ser saboreado de preferência quente, então é uma boa pedida quando chega visita fora de hora.

De acordo com o site wikipedia.com, Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente, manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme, nata ou sorvete, como uma sobremesa substanciosa após uma refeição quente.

Geralmente usa-se maçã para o crumble, mas nós adotamos usar o abacaxi e a banana, que dão um toque super especial, são frutas baratas, e além que tem muita gente que torce o nariz para tortas com maçã.

Vamos a receita, que é super fácil, prática, rápida e o melhor, econômica.

Para a massa:

01 xic. de farinha de trigo normal
01 xic. de farinha de trigo com fermento
03 colheres de mentiga
01 xic. de açúcar.

Para o recheio de frutas:

01 abacaxi picado
06 bananas picadas
1/2 xic. de açúcar
Água até cobrir as frutas.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque as frutas picadas, o açúcar e água suficiente para cobrir as frutas. Coloque no fogo e deixe ferver por uns 6 minutos. Reserve.

À parte, misture em um recipiente as farinha de trigo, a manetiga e o açúcar e vá misturando com a ponta dos dedos, delicadamente.

O segredo do crumble é a massa, que deve ficar como uma farinha, sem estar muito cheia de manteiga. Se vc notar que ela está muito "molhada" de manteiga, acrescente um pouco mais de farinha.

O ponto certo é quen do você notar uma farinha que solta das mãos, sem estar muito molhada, nem muito seca.

Despeje as frutas cozidas num recipiente de vidro, com o caldo, e logo após cubra com a massa de farofa. Espalhe bem.

Coloque em forno pre-aquecido, em 200 graus, por cerca de 25 minutos, ou até as bordas estarem crocantes.

Algumas partes irão ficar um pouco molhadas, não tem problema.

Pode servir quente (é mais gostoso), com creme de leite, fica maravilhoso!

Espero que tenha gostado. Bj grande!

11 comentários:

Sandra Peres disse...

Eu já fiz um de pessegos em calda que ficou delicioso, vou experimentar esse!!!

Tati - Panelaterapia disse...

Hummm parece muito bom! Vou fazer!!!
Bjs

Fla disse...

Deve ser muuuuito bom este doce.
Beijos

Rosi disse...

Saudades de vc sempre, minha querida.

Bjs

Simone Scharamm disse...

Hummm...deve ficar ótimo! Com sorvete, então...delicioso!
Beijos!

Miriam Bralli disse...

Olá Fabi,

Que delicia de doce, adoro!!!!

Tenha uma noite feliz!!!
1000 Beijokinhas

Feito a Mão disse...

Fabi, eu gosto muito de crumble. Engraçado eu comia sem saber a origem do prato. Pode fazer o bolo de ameixa, Fabi, fica divino!!! Vc faz olo com massa de ameixa??? Teste essa receita pra vc ver... se bem que até eu que não morro de amores por chocolate, adorei seu bolo. Sua massa é a melhor que já provei.

CRIKA disse...

Que delícia, adorei!!! Estou te seguindo!!! Parabéns pelo blog!!! Bjks

Rachel disse...

Olá Fabiana, vim agradecer a visitinha e me deliciei com essa crumble, nunca fiz mas fiquei tentada a experimentar.
Bjuss!!!

Danieli disse...

Querida, tem sorteio lá no Nossa Cozinha! Passe lá e participe! Beijocas!

® disse...

Oi Fah!
Eu nunca fiz esse docinho...mas a mistura do azedinho que vc disse já me convenceu...
Parece ser fácil, né? E ainda ensinou de onde vem... vc tá mesmo muito chique, viu?! =)
Gostei muito!
Um bejim no seu coração!

Blog Widget by LinkWithin